terça-feira, 2 de setembro de 2008

Consequências da Revolução Industrial na Literatura

Literatura

Na segunda metade do século VIII teve início a Revolução Industrial. O triunfo burguês provocou o nascimento de uma nova classe social: a classe proletária, ou seja, dos operários. Devido a condição precária de trabalho, e os salários miseráveis, desenvolveu de forma clara movimentos sociopolíticos como, comunismo, sindicalismo, e o anarquismo. A ciência passou a afirmar-se como única forma de conhecer a realidade, surgindo então a psicologia e sociologia, estas influenciando consideravelmente na literatura.

Realismo:
O realismo tem como base a relação do indivíduo com a sociedade em que vive. Através dos personagens, são colocados os conflitos sociais, com, por exemplo, a burguesia e a classe proletariado (clara a participação da história nesse movimento da literatura). Em um romance realista os personagens são estudados minuciosamente, de forma detalhada, para que fiquem claras as críticas, e posições, em relação à sociedade.Realismo na Inglaterra:A Inglaterra vive a chamada "época vitoriana". A burguesia impõe seu ponto de vista conservador e moderado. A narrativa inglesa apresenta matizes de sentimentalismo e combina a denúncia das injustiças sociais com o humor e a sátira.Nascido nos Estados Unidos e vivendo na Inglaterra, notabiliza-se o romancista Henry James (1843-1916), fino observador das relações humanas e sociais e também excelente teórico, refletindo como poucos sobre a arte de narrar.

Naturalismo:
O Naturalismo considera a vida do homem resultado de fatores externos (raça, ambiente familiar, classe social etc.). Influenciado pelas ciências experimentais, o escritor naturalista tenta demonstrar que o comportamento humano está sujeito a leis semelhantes às que regem os fenômenos físicos. Se o Realismo pretende ser objetivo e imitar a realidade, o Naturalismo deseja fazer uma análise histórica, social e psicológica dela – um estudo profundo a partir de uma ampla documentação prévia.