sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Revolução Industrial - Física

Um breve resumo do surgimento das maquinas.
Ao contrário do que se pensam, as maquinas não foram a causa inicial da Revolução Industrial, mas sim, em parte, efeito desta.
Essa maquina iria aperfeiçoar e aumentar as produções industriais, o gasto das maquinas poderia sem grande, mas o retorno desse custo superaria o que vários homens poderiam produzir.
Poucas invenções tiveram maior influência na história dos tempos modernos que a da máquina a vapor. Antes do desenvolvimento da máquina a vapor, as reservas de energia estavam à mercê das variações atmosféricas. Durante as secas, a baixa dos rios podia forçar os moinhos a restringir suas atividades ou mesmo a suspendê-las por completo.
A primeira maquina a vapor foi feita para drenar água acumulada nas minas de carvão, Criada em 1698 por Newcomen e patenteada em 1705. Watt aperfeiçoa o modelo de Newcomen. Deflagra a revolução industrial e serve de base para a mecanização de toda a indústria. George Stephenson para ajudar ainda mais revoluciona os transportes com a invenção da locomotiva a vapor.
O funcionamento das maquinas a vapor.
Uma máquina à vapor não cria energia, utiliza o vapor para transformar a energia calorífica liberada pela queima de combustível em movimento de rotação e movimento alternado de vaivém, afim de realizar trabalho. Uma máquina à vapor possui uma fornalha, na qual se queima carvão , óleo, madeira ou algum outro combustível para produzir energia calorífica. Em uma usina atômica um reator funciona como uma fornalha e a desintegração dos átomos geram o calor. Uma máquina à vapor dispõe de uma caldeira. O calor proveniente da queima de combustível leva a água a transformar-se, e ocupa um espaço muitas vezes maior que o ocupado pela água. Essa energia de expansão pode ser aproveitada de duas formas: (1) deslocando um êmbolo num movimento vaivém ou (2) acionando uma turbina.
A relação entre a física e as maquinas.
Toda força e movimento exercido nas maquinas tem relação com a ciência, neste caso a física, que é a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças.
Como ciência, a Física faz uso do método científico. Baseia-se na Matemática e na Lógica para a formulação de seus conceitos. Matemática e lógica são conceitos que tomam conta do funcionamento dessas maquinas.
Além disso, a física estuda várias outras áreas que estão relacionadas as maquinas, que são:
*Mecânica.
*Cinemática.
*Dinâmica.
*Estática.
*Hidrostática.
*Hidrodinâmica.
*Termologia.
*Termodinâmica.
*Calorimetria.
*Ondulatória.
*Eletromagnetismo.
*Magnetismo.
*Eletricidade.
*Outras áreas.
*Física de Materiais.
*Mecânica estatística.
*Física Matemática.
Entre todos os conceitos citados acima um dos que mais tem relação com as maquinas a vapor é a termodinâmica.
Tentando esclarecer o que é termodinâmica:
A termodinâmica é o ramo da Física que estuda os efeitos da mudança em temperatura, pressão e volume em sistemas físicos na escala macroscópica.
A grosso modo, calor significa "energia" em trânsito, e dinâmica se relaciona com "movimento". Por isso, em essência, a Termodinâmica estuda o movimento da energia e como a energia cria movimento. Historicamente, a Termodinâmica se desenvolveu pela necessidade de aumentar a eficiência das primeiras máquinas a vapor.
O ponto inicial para a maioria das considerações termodinâmicas são as Leis da Termodinâmica, que postulam que a energia pode ser transferida de um sistema físico para outro como calor ou trabalho.
A termodinâmica permite determinar a direção na qual vários processos físicos e químicos irão ocorrer. Também permite determinar as relações entre as diversas propriedades de uma substância. Contudo ela não trabalha com modelos da microestrutura da substância, e não é capaz de fornecer detalhes dela, mas uma vez que alguns dados sejam conhecidos, através do método da termodinâmica clássica, outras propriedades podem ser determinadas.

A Segunda Lei da Termodinâmica;
determina o aspecto qualitativo de processos em sistemas físicos, isto é, os processos ocorrem numa certa direção mas não podem ocorrer na direção oposta. Enunciada por Clausius da seguinte maneira: "A entropia do Universo tende a um máximo".

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Grupo Interação

Somos estudantes do 2° série E do Ensino Médio, desenvolvendo um trabalho conhecido como "webquest", envolvendo sete disciplinas com o período conhecido como Revolução Industrial.
A nossa intenção, é relacionar tais disciplinas(Literatura, Matemática,Geografia,História,Física,Química e Biologia), com todos os efeitos causados nos diversos campos estudados.
É bom lembrar, que a História influencia tanto a escrita, o espaço, a própria história,o desenvolvimento tecnológico,o meio ambiente com seus efeitos.

Componentes:

  1. Aline Pires Vicente História
  2. Alinne Cristina Sousa Química
  3. Crislaine Fernandes dos Santos Química
  4. Daysiane Lisboa dos Santos Matemática
  5. Fellipe Barbosa Mendonça Matemática
  6. Ítalo Oliveira Física
  7. Jéssica de Paula Oliveira Geografia
  8. Lorraine de Paula Teixeira Biologia
  9. Rodolfo Assunção Novais Física
  10. Vinícius Gonçalves Reis. Literatura.