sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Revolução Industrial - Física

Um breve resumo do surgimento das maquinas.
Ao contrário do que se pensam, as maquinas não foram a causa inicial da Revolução Industrial, mas sim, em parte, efeito desta.
Essa maquina iria aperfeiçoar e aumentar as produções industriais, o gasto das maquinas poderia sem grande, mas o retorno desse custo superaria o que vários homens poderiam produzir.
Poucas invenções tiveram maior influência na história dos tempos modernos que a da máquina a vapor. Antes do desenvolvimento da máquina a vapor, as reservas de energia estavam à mercê das variações atmosféricas. Durante as secas, a baixa dos rios podia forçar os moinhos a restringir suas atividades ou mesmo a suspendê-las por completo.
A primeira maquina a vapor foi feita para drenar água acumulada nas minas de carvão, Criada em 1698 por Newcomen e patenteada em 1705. Watt aperfeiçoa o modelo de Newcomen. Deflagra a revolução industrial e serve de base para a mecanização de toda a indústria. George Stephenson para ajudar ainda mais revoluciona os transportes com a invenção da locomotiva a vapor.
O funcionamento das maquinas a vapor.
Uma máquina à vapor não cria energia, utiliza o vapor para transformar a energia calorífica liberada pela queima de combustível em movimento de rotação e movimento alternado de vaivém, afim de realizar trabalho. Uma máquina à vapor possui uma fornalha, na qual se queima carvão , óleo, madeira ou algum outro combustível para produzir energia calorífica. Em uma usina atômica um reator funciona como uma fornalha e a desintegração dos átomos geram o calor. Uma máquina à vapor dispõe de uma caldeira. O calor proveniente da queima de combustível leva a água a transformar-se, e ocupa um espaço muitas vezes maior que o ocupado pela água. Essa energia de expansão pode ser aproveitada de duas formas: (1) deslocando um êmbolo num movimento vaivém ou (2) acionando uma turbina.
A relação entre a física e as maquinas.
Toda força e movimento exercido nas maquinas tem relação com a ciência, neste caso a física, que é a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças.
Como ciência, a Física faz uso do método científico. Baseia-se na Matemática e na Lógica para a formulação de seus conceitos. Matemática e lógica são conceitos que tomam conta do funcionamento dessas maquinas.
Além disso, a física estuda várias outras áreas que estão relacionadas as maquinas, que são:
*Mecânica.
*Cinemática.
*Dinâmica.
*Estática.
*Hidrostática.
*Hidrodinâmica.
*Termologia.
*Termodinâmica.
*Calorimetria.
*Ondulatória.
*Eletromagnetismo.
*Magnetismo.
*Eletricidade.
*Outras áreas.
*Física de Materiais.
*Mecânica estatística.
*Física Matemática.
Entre todos os conceitos citados acima um dos que mais tem relação com as maquinas a vapor é a termodinâmica.
Tentando esclarecer o que é termodinâmica:
A termodinâmica é o ramo da Física que estuda os efeitos da mudança em temperatura, pressão e volume em sistemas físicos na escala macroscópica.
A grosso modo, calor significa "energia" em trânsito, e dinâmica se relaciona com "movimento". Por isso, em essência, a Termodinâmica estuda o movimento da energia e como a energia cria movimento. Historicamente, a Termodinâmica se desenvolveu pela necessidade de aumentar a eficiência das primeiras máquinas a vapor.
O ponto inicial para a maioria das considerações termodinâmicas são as Leis da Termodinâmica, que postulam que a energia pode ser transferida de um sistema físico para outro como calor ou trabalho.
A termodinâmica permite determinar a direção na qual vários processos físicos e químicos irão ocorrer. Também permite determinar as relações entre as diversas propriedades de uma substância. Contudo ela não trabalha com modelos da microestrutura da substância, e não é capaz de fornecer detalhes dela, mas uma vez que alguns dados sejam conhecidos, através do método da termodinâmica clássica, outras propriedades podem ser determinadas.

A Segunda Lei da Termodinâmica;
determina o aspecto qualitativo de processos em sistemas físicos, isto é, os processos ocorrem numa certa direção mas não podem ocorrer na direção oposta. Enunciada por Clausius da seguinte maneira: "A entropia do Universo tende a um máximo".